4 dicas essenciais para escolher o sapato ideal para crianças

sapato ideal
5 minutos para ler

Quem tem filhos sabe que as melhores peças da moda infantil são aquelas realmente pensadas para os pequenos, não é mesmo? Assim como as roupas, o sapato ideal deve ser capaz de promover um visual estiloso sem deixar o bem-estar de lado.

Eu me preocupo com cada detalhe, porque sei que um modelo inadequado pode causar desde leve desconforto até bolhas nos pezinhos delicados das crianças. Por isso, todo cuidado é importante no momento de escolher o modelo, a marca e o local onde comprar o calçado para a nossa turminha.

Se você precisa de ajuda nesse processo, chegou ao lugar certo. As dicas listadas abaixo sempre funcionam comigo e certamente vão orientar sua procura!

1. Priorize o conforto e a segurança

Da mesma forma que os adultos, os pequenos precisam estar bem física e mentalmente para desenvolver suas atividades diárias. Isso inclui desde brincadeiras até deslocamentos a diferentes lugares.

Por saber que o agito é muito maior entre o público infantil, procuro dar prioridade a calçados que promovam o máximo de conforto. Bons exemplos são os sapatos leves e maleáveis, como os de malha e neoprene, que permitem maior liberdade de movimentos.

Outro aspecto relevante é a segurança ao caminhar, saltar ou correr — coisas que a criançada faz a todo momento, seja com a supervisão dos pais, seja longe desse olhar protetor.

Então, invista em modelos que cubram bem o tornozelo, apresentam curvatura no meio da palmilha e tenham sola antiderrapante. Também prefira versões com fechamento em velcro ao invés de cadarços, pois previnem as temidas quedas.

2. Invista em materiais de qualidade

Muitas pessoas orientam suas escolhas de produtos com base no preço. Infelizmente, quando a prática é focada em calçados, o risco de comprar um modelo de baixa qualidade aumenta.

Como você quer o melhor para seu filho, precisa prestar atenção à procedência do sapato e avaliar a reputação da marca. Muitas empresas trabalham com materiais selecionados, que promovem conforto sem abrir mão da boa estética.

O couro natural, por exemplo, é uma ótima pedida por ser durável, resistente e fácil de limpar. É possível encontrá-lo tanto em modelos clássicos quanto em calçados que são tendência pelo design sofisticado.

Por falar em qualidade, é importante conferir se os componentes do sapato deixam a pele respirar. Afinal, os pés das crianças têm o mesmo número de glândulas que os dos adultos, o que faz com que transpirem bastante.

Materiais naturais, como o couro e o algodão, têm fibras que ajudam a manter o interior do calçado arejado. Como permitem a troca de ar, evitando o suor excessivo, são ideias para compor o forro.

3. Verifique o tamanho do calçado

As crianças crescem muito rápido e seus pezinhos acompanham esse ritmo. Isso explica porque aquela pantufa ou botinha logo ficou apertada para seu filho.

Por conta dessa variação constante no comprimento e na largura dos pés dos pequenos, é crucial ter atenção redobrada na hora de comprar o sapato ideal.

No Brasil, o número do calçado tem relação com o tamanho do pé em centímetros. Assim, os consumidores podem se basear nas tabelas fornecidas pelas lojas virtuais ou nas orientações passadas pelos vendedores.

Na prova do modelo já com as meias, você deve apalpar a ponta dos dedos da criança. O ideal é deixar entre 1 e 2 centímetros livres na ponta para garantir conforto.

Nas compras online, uma boa dica para evitar a troca tão cedo é comprar um sapato com um número a mais. O modelo deve ser usado desde que não fique saindo do pé da criança ao andar.

4. Considere a ocasião

Nem todo calçado é adequado para diferentes atividades. Com a variedade de modelos sendo lançados, ficou muito mais fácil encontrar a versão perfeita para cada ocasião.

Faça esse esforço para garantir que seu filho tenha conforto e segurança em qualquer momento do dia. Se ele for passear com a família e os amigos, nada melhor que tenha um calçado casual e muito estiloso!

Se ele gosta de esportes, invista em um sapato adequado à modalidade — chuteira para futebol, por exemplo. O mesmo vale para lugares e eventos como praia, festa, escola e apresentações (como o ballet).

Ah! Não posso esquecer de recomendar a compra em lojas que prezem pela qualidade dos produtos e forneçam um excelente atendimento aos clientes. É o caso da Ludique et Badin, que comercializa modelos em ponto de venda e e-commerce para você encontrar o sapato ideal.

Que tal entrar em contato? Acesse o site e aproveite para conhecer as linhas de produtos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário