Como escolher o modelo e orientar o uso do patins infantil?

patins infantil
7 minutos para ler

Incentivar a prática de exercícios físicos para as crianças é fundamental. Com a grande distração causada por eletrônicos, isso é especialmente importante, já que as atividades ao ar livre são cada vez mais raras, não é?

Além do uso da bicicleta, o patins infantil é uma forma divertida de auxiliar o desenvolvimento dos pequenos. Os meus filhos já aprenderam a andar de patins e, como é indicado para todas as idades, acabou se transformando em lazer em família!

Mas como incluir essa prática nos momentos de lazer? A seguir, vou mostrar como escolher o modelo de patins infantil adequado e como orientar o seu uso. Confira!

Entenda os benefícios da patinação para as crianças

A prática de esportes gera muitas vantagens para a saúde da criançada. Além de incentivar a brincadeira ao ar livre, em que os pequenos têm contato com a natureza e o sol, a patinação ajuda a fortalecer a saúde do coração e manter a pressão controlada, você sabia?

O uso de patins ainda evita a obesidade e trabalha os músculos das pernas, abdômen e costas, o que deixa a criança mais forte. A principal vantagem é o aperfeiçoamento da coordenação motora, pois o pequeno aprende quais movimentos precisa fazer para ir rápido, devagar ou parar.

O senso de equilíbrio é aprimorado, já que a criançada deve ter uma posição correta para se manter de pé nos patins. A agilidade e a flexibilidade também são exercitadas.

Os benefícios ainda se estendem ao psicológico: a patinação é um esporte que diminui a ansiedade e o stress, além de oferecer sensação de bem-estar. Como a criança se sente desafiada a melhorar, a prática aumenta a sua confiança e autoestima.

Descubra como orientar o uso do patins infantil

Para que os pequenos possam aproveitar todos os benefícios da patinação, é nosso papel orientá-los da maneira ideal e garantir a sua segurança. Primeiramente, é essencial observar se a criança se sente pronta.

Se você obrigá-la a praticar o esporte, a atividade pode se tornar traumática e acabar com a diversão. Vale a pena perguntar se o pequeno deseja experimentar uma nova atividade e sugerir a patinação.

Com a resposta positiva, é hora de adquirir itens de segurança — afinal, a patinação envolve tombos e quedas na fase de aprendizado. São eles:

  • cotoveleiras;
  • caneleiras;
  • joelheiras;
  • munhequeiras;
  • capacete.

É importante que os acessórios sejam do tamanho da criança e adequados para esportes de impacto. Recomendo cuidar da roupa que o pequeno vestirá enquanto usa os patins. Calças e blusas que protejam a pele são ideais para impedir que quedas causem machucados.

Além das medidas de segurança, é preciso que, no início, o pequeno pratique em um espaço seguro. O que eu fiz aqui em casa foi evitar locais com ladeiras e buracos para gerar mais confiança.

Quando meu filho começou a patinar, eu estava sempre ao lado dele, segurando sua mão até que estivesse seguro de tentar sozinho. Não adianta colocar os patins na criança e deixar que ela aprenda sozinha. Você deve ensinar que ela precisa encontrar o equilíbrio para se manter de pé e, após isso, tentar se locomover pelo espaço.

A melhor postura é com os pés um pouco afastados e joelhos levemente dobrados. Deixe que a criança tenha a sensação de deslizar sobre os patins ao puxá-la devagar. Assim, ela se sente confiante para explorar a atividade.

Lembre-se de dizer que está tudo bem cair, que basta levantar e tentar novamente e que você estará sempre ao seu lado. Entretanto, não se esqueça de ensinar a criançada o melhor jeito de cair se a queda for inevitável, de modo a evitar lesões mais graves.

Saiba como escolher o modelo adequado de patins infantil

Não adianta garantir toda a segurança da turma e incentivá-los do modo certo se o modelo de patins infantil estiver inadequado ou desconfortável. As principais opções são o tipo quad e o tipo inline. Cada um tem suas características e usos indicados. Vamos conferir?

Quad

Os patins quad são voltados para o lazer e a posição das 4 rodas costuma dar maior segurança para quem está começando. Para acertar na compra, é importante observar a qualidade do material das botas e se a parte interna é acolchoada.

Também é essencial considerar o sistema de freios, as travas e o material e a dimensão das rodas. Para crianças que estão iniciando, é indispensável optar pelos patins com rodas menores.Acho que só acrescentaria que o patins quad é um patins de lazer ou de iniciação a esportes como Patinação Artística. A depender do material da roda, pode ser usada em pisos mais abrasivos, como o asfalto, sem problemas.
Segundo a patinadora Peeps, do blog  Peep Fashion Tips , o material do freio é importante: quanto mais macio, mais seguro será na hora em que a criança quiser fazer suas “manobras”.
A bota precisa ser bem firme e “segurar os tornozelos”. Assim, os movimentos ficam mais estáveis, diz ela. A Peeps também dá dicas na sua página do Instagram.

O tamanho do modelo quad deve ser semelhante à numeração que a criança usa normalmente. Vai por mim: comprar um patins nesse modelo maior ou menor pode machucar os pés dos pequenos e até mesmo provocar quedas.

-Inline

Já o modelo inline é voltado para o esporte na rua e, com ele, a criança ganha maior velocidade ao patinar. As rodas desse tipo são enfileiradas, o que exige mais do senso de equilíbrio e melhor postura. Por isso, é comum que as crianças comecem pelo modelo quad.

A vantagem do patins inline é que ele conta com um freio traseiro que facilita na hora de parar. Além disso, as opções de tamanho são ajustáveis, o que permite que o par dure mais tempo. Basta apenas ajustar a bota adequadamente ao pé da criança.

Na hora de comprar o patins infantil inline, é fundamental observar se o forro é acolchoado e respirável. A qualidade e segurança das travas e o material da bota e das rodas também devem ser avaliados.

As dimensões das rodas variam de acordo com a velocidade que o patins proporciona. Rodas maiores ganham rapidez, o que não é indicado para a criançada iniciante.

A Ludique et Badin tem à disposição os patins ajustáveis que permitem que os pequenos possam se divertir por mais tempo sem que seja necessário comprar outro modelo. Vale a pena conhecer as alternativas!

O uso do patins infantil é excelente para desenvolver o senso de espaço corporal e a coordenação motora das crianças. Por ser uma atividade que pode ser feita em família ou entre amigos, o entretenimento é garantido. Ao saber como incentivar os seus filhos na patinação e como escolher o modelo ideal, ficará fácil se beneficiar desse esporte desde cedo!

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, aproveite para conhecer os produtos da Ludique et Badin!

Você também pode gostar

Um comentário em “Como escolher o modelo e orientar o uso do patins infantil?

Deixe um comentário