Como escolher a mochila infantil ideal? Descubra aqui!

mochila infantil
6 minutos para ler

Você já observou a grande quantidade de objetos que as crianças carregam na mochila infantil? Cadernos, livros, estojo com várias divisões e uma enorme quantidade de lápis, canetas e canetinhas, entre outros materiais, fazem com que, muitas vezes, o peso não seja adequado, comprometendo a postura e o equilíbrio da criança.

Por esse motivo, é preciso ter cuidado na hora de escolher a mochila. Eu sei que as crianças, muitas vezes, preferem materiais escolares e acessórios com ilustrações de seus personagens favoritos, mas isso, nem sempre, é suficiente. Claro que existem excelentes modelos com as mais diversas ilustrações, porém, além disso, é fundamental observar outros detalhes.

Quer saber o que considerar ao escolher a mochila de seus filhos? Então, confira as minhas dicas!

Por que é importante escolher corretamente a mochila infantil?

Uma mochila muito pesada pode provocar dores ou mesmo lesões nas crianças. Por isso, além da escolha de um modelo adequado à idade e à estatura, também é importante que o acessório seja fabricado em material leve e resistente.

De acordo com uma campanha da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), uma mochila inadequada pode causar vários problemas:

  • como a criança tende a projetar o pescoço para a frente, para suportar o peso da mochila, pode sentir dores na região ou ter torcicolo;
  • nos ombros, o peso sobrecarrega músculos e articulações;
  • a má postura, para compensar o peso da mochila, provoca dores na coluna lombar, no quadril e nos joelhos.

Assim, para garantir o bem-estar das crianças, é importante optar por modelos adequados à idade e orientar sobre a maneira correta de organizar os materiais. Nem sempre é necessário levar todos os livros ou cadernos no mesmo dia, o que evita o sobrepeso. Além disso, muitas escolas oferecem armários para que os materiais não precisem ser transportados diariamente.

Uma alternativa para reduzir o peso da mochila é escolher os modelos de rodinhas. No entanto, caso a criança precise subir escadas dentro do colégio, é preciso avaliar se essa é uma boa opção. O conforto deve ser a prioridade na hora de escolher a mochila infantil. Além disso, vale a pena também conferir a qualidade e durabilidade do produto.

O que observar para fazer a escolha adequada?

Em primeiro lugar, a dica mais importante é considerar a idade da criança. Quando estão na educação infantil, por exemplo, os alunos costumam levar poucos materiais, já que boa parte das atividades é feita de forma coletiva e os itens ficam armazenados na escola. No entanto, nessa idade, uma troca de roupas é essencial.

Já os maiores tendem a levar uma grande quantidade de material, o que faz com que a mochila fique muito pesada. Nesse caso, além de optar por um acessório leve, é fundamental observar a resistência das costuras e detalhes, garantindo a durabilidade. Assim, você também contribui para a sustentabilidade, já que não precisará substituir a mochila tão rapidamente!

Confira algumas dicas para não errar na escolha.

Leveza

Como expliquei, é importante que a mochila seja fácil de transportar. Mesmo que você leve a mochila das crianças até o colégio, dentro da escola serão elas que precisarão carregar todo o material.

Por isso, é necessário observar o peso que estão carregando. Conforme orientações da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança.

Facilidade de transporte

Nesse quesito, além do peso, é importante decidir entre modelos com ou sem rodinha. Veja os cuidados em cada caso!

Com rodas

Como em muitos momentos a criança carregará a mochila sozinha, os modelos com rodinhas são bastante interessantes. Confira, entretanto, se existem escadas dentro do colégio e se a criança terá habilidade para subi-las com a mochila. O ideal é que, além das rodas, o modelo tenha alças para transporte.

Além disso, note que existem modelos diferentes de mochilas com rodas. O ideal é que ela tenha 4 rodinhas, com giro de 360º, e o puxador esteja adequado à altura da criança ou seja regulável, podendo ser ajustado de acordo com quem está transportando.

Com alças

Caso a escolha seja por uma mochila de costas, observe se as alças são ajustáveis e confortáveis. A SBOT recomenda alças acolchoadas, com no mínimo 4cm de largura.

O comprimento ideal da mochila é a altura do tronco da criança, sendo que a parte inferior deve ficar, no máximo, 5cm abaixo da cintura.

Material

O ideal é que a mochila seja produzida em material impermeável. Afinal, existe risco de molhar, seja em um dia chuvoso, seja em função de um eventual vazamento de itens que estão sendo transportados, como tintas ou mesmo a garrafinha de água da criança.

O material adequado também facilita a higienização, o que é muito importante. Além disso, é essencial que a mochila tenha acabamento de qualidade, o que garante a durabilidade e resistência.

Tamanho

O espaço interno da mochila também é um diferencial importante. Analise o que a criança precisará transportar no dia a dia. Se for pouca coisa, não vale a pena investir em um modelo grande, que naturalmente será mais pesado. Porém, se houver necessidade de espaço, opte por mochilas maiores, lembrando que o peso deve ser adequado à criança.

Normalmente, o mais indicado, no quesito tamanho, é:

  • crianças com idade entre 2 e 3 anos devem usar uma mochila de tamanho pequeno;
  • acima dessa idade, para crianças com altura entre 1m e 1,30m, a mochila pode ser de tamanho médio;
  • entre 1,30m e 1,40m, o tamanho ideal é o grande;
  • crianças com mais de 1,49m podem utilizar o tamanho GG, desde que o limite de peso seja respeitado.

Estilo

Pode parecer bobagem, mas não é, acredite! O estilo da mochila faz muita diferença para a criança se sentir bem com ela. Os menores, normalmente, sentem-se mais motivados com a mochila de seus personagens favoritos. Já os maiores preferem modelos da moda, que os remetam a um grupo específico, como o esporte ou a brincadeira preferida.

Como você percebeu, existem vários cuidados necessários para a escolha da mochila infantil ideal. Por isso, é importante comprar em uma loja séria, comprometida com a qualidade dos produtos e o bem-estar de seus usuários, como a Ludique et Badin.

Continue a visita em minha página e veja os modelos de mochila infantil, lancheiras e estojos que selecionei!

Você também pode gostar

Deixe um comentário