O mês de Agosto é simbolizado pelo incentivo à amamentação, a Lei nº13.435/2.017 determina que durante o mês ações de conscientização são feitas para destacar a importância do aleitamento materno. A conscientização iniciou em 1990, através de um encontro entre a Organização Mundial de Saúde com a UNICEF. No ano de 1992 foi criada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, com o objetivo de promover por dias o aleitamento até o sexto mês de vida das crianças, a semana também tem como foco enfatizar a sobrevivência, proteção e desenvolvimento das crianças.
Mas qual é a importância de amamentar?
A amamentação é um dos processos mais importantes na vida das crianças. Isso porque, além de salvar vidas, esse processo está ligado diretamente com o desenvolvimento social. Durante a amamentação ocorre o vínculo entre mães e filhos, o aleitamento materno é fundamental. Afinal, melhora a nutrição, garante à segurança alimentar e reduz as desigualdades entre países.
Barreiras
Ainda que seja algo natural da vida, a amamentação enfrenta alguns preconceitos e julgamentos, desse modo, ocorre uma dificuldade das mães amamentarem seus filhos em locais públicos. A CIAM, Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno é responsável por combater essas dificuldades enfrentadas pelas mulheres durante esse processo, combatendo medos, crenças, discriminações e mitos impostos pela sociedade.
O mês dourado
O mês de incentivo a amamentação é representado pelo dourado, trazendo como significado o ouro relacionado à qualidade do leite materno. O leite materno é o melhor alimento, possui fácil digestão, auxilia no crescimento nos primeiros meses de vida e prolonga esse resultado, já que o primeiro do leite o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções.
Representatividade
Com o apoio a campanhas relacionadas ao aleitamento materno, à representatividade para outras mães ganha força. A conscientização é importante, visto que a amamentação está ligada à nutrição e a segurança alimentar. Durante o mês enfatiza-se à troca de experiência entre mães que estão na fase de aleitamento.
Campanha 2022
“Este ano, a campanha mundial tem como tema “Educação e Apoio” e se concentrará no fortalecimento da capacidade das pessoas envolvidas na prática que têm de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno em diferentes níveis da sociedade.”
Principais recomendações para o aleitamento materno
Durante a fase de aleitamento, a mulher deve estar atenta a sua saúde física e mental, optando sempre por uma boa alimentação, hidratação e repouso. Também é importante se atentar ao não uso de mamadeiras e chupetas, já que o uso desses objetos causa interrupção na amamentação.
Formas de amamentar
O pescoço do bebê deve estar em uma posição confortável, ereto ou levemente curvado para trás. Com a boca aberta o corpo deve estar voltado para o corpo da mãe. A barriga do bebê encostadas na barriga da mãe. Todo o corpo do bebê deve receber sustentação, a criança e a mãe devem estar confortáveis.
Bancos de Leite Humano
Com o objetivo de fornecer apoio a a mães que necessitam de ajuda ou orientações sobre amamentação, o Banco de Leite Humano é responsável faz coleta domiciliar, optando para que as mães não precisem sair de suas casas para doar leite, além disso, não é necessário ser doadora para procurar o serviço.
No Brasil a rede é comporta por mais de 200 bancos de leite, contidos em território nacional e Distrito Federal.
Quer acompanhar mais do nosso conteúdo? Então, curta nossa página no Facebook, siga nosso Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.