Entenda a importância de crianças lavarem as mãos e como incentivá-las

importância de crianças lavarem as mãos
7 minutos para ler

Desde o final da década de 1970, uma turminha de amigos conquistou o coração do público infantil brasileiro. Diretamente do bairro do Limoeiro, a Turma da Mônica já ensinou muitas lições aos pequenos, como a importância de crianças lavarem as mãos.

Com a pandemia do novo coronavírus, essa prática se tornou uma das maiores armas contra a doença — e eu vivi para ver o Cascão, um dos personagens de Maurício de Sousa que tem medo de água, lavar as mãos. Sim, até ele entrou na onda da campanha de combate à Covid-19 — e meus filhos amaram!

Eis a imagem oficial do Cascão lavando as mãos. Imagem -  reprodução instagram/turmadamonica
Eis a imagem oficial do Cascão lavando as mãos. Imagem – reprodução instagram/turmadamonica

Essa foi uma forma bastante criativa que o cartunista encontrou de incentivar as pessoas, principalmente crianças, a cuidar da higiene nestes tempos. Em casa, o que você tem feito para promover a atitude entre seus filhos? Trouxe algumas ideias lúdicas e divertidas que têm dado certo por aqui. Confira tudo o que preparei sobre o assunto!

Qual é a importância da lavagem correta das mãos?

A maioria das pessoas sabe que o ato de lavar as mãos evita várias doenças. Assim, devemos nos lembrar de fazer essa higienização antes das refeições, após utilizar o banheiro e, claro, toda vez ao chegarmos em casa. Acontece que nem sempre a teoria é colocada em prática, não é mesmo?

O Dia Mundial de Lavar as Mãos, comemorado desde 2008 em 15 de outubro, é uma data que lembra a importância desse ato tão simples. Essa etapa da higiene pessoal é capaz de proteger contra diversas doenças, como hepatites, gripes, resfriados, alguns tipos de meningite e, claro, a Covid-19. Também previne vômitos e diarreias, entre outros problemas de saúde.

Nesse contexto, desde os primeiros anos, é fundamental orientar os pequenos sobre a importância de crianças lavarem as mãos, de modo que criem um hábito saudável para a vida toda. A seguir, conto como fazer isso de um jeito leve e divertido.

Powered by Rock Convert

Como os pais podem ajudar as crianças a lavarem as mãos?

Várias bactérias, vírus, vermes e protozoários se alojam diariamente em nossas mãos, mas como fazer com que as crianças acreditem nisso, se todos esses microrganismos são invisíveis a olhos nus? Pois bem, com meus filhos, eu tenho adotado algumas brincadeiras e técnicas simples, mas que dão muito certo. Confira!

Coloque vídeos animados e educativos

Além da Turma da Mônica, outra ótima referência infantil é o adorado Rá Tim Bum, programa da TV Cultura que ia ao ar nos anos 1990. Um dos seus quadros trazia a famosa música de Arnaldo Antunes, “Lava uma mão”, com imagens de várias crianças fazendo a higienização, enquanto a melodia indicava quando era adequado realizar a lavagem.

Ainda posso citar o ratinho do Castelo Rá Tim Bum, que incentivava a criançada a tomar banho direitinho no quadro “Banho é bom”. Contudo, em relação à importância de crianças lavarem as mãos, mais especificamente, ainda existem vários outros vídeos educativos e animados que você pode utilizar com seus filhos.

Cante músicas sobre lavar as mãos

Dá para aproveitar as canções dos vídeos anteriores e incentivar a lavagem das mãos fazendo uma apresentação “ao vivo”. Ainda é possível utilizar outras melodias, montar paródias ou criar uma versão própria.

Essa é uma ótima forma, inclusive, de fazer com que a criança lave as mãos com calma, até que a música acabe. Desse modo, dá tempo de limpar todos os cantinhos e promover a higienização correta, sem deixar vestígios de germes e outras sujeirinhas para trás.

Use o método do glitter

Um método criativo que viralizou na internet foi o do glitter. O produto funciona como se fosse os microrganismos, mostrando como eles se espalham com um simples aperto de mãos, ao tocar objetos e o rosto, por exemplo.

A ideia é pegar um recipiente e enchê-lo de glitter, solicitando que a criança mergulhe a mão ali e, depois, faça algumas ações simples, como tocar o rosto, alguns objetos de uso pessoal e coletivo etc. Ela vai perceber que os pequenos pontinhos da purpurina grudam com facilidade no corpo e em outros lugares, sendo necessária uma boa lavagem das mãos para se livrar deles.

Faça experimentos com alimentos

Nada mais empolgante do que realizar experimentos “científicos” com a criançada em casa. Além de ensinar bastante, essa ainda é uma forma de passar o tempo nestes momentos de isolamento social!

Nesse caso, você pode usar fatias de pão ou algum outro alimento que normalmente tocamos diretamente com as mãos ao ingerir. Faça a criança pegar uma fatia sem lavar as mãos anteriormente e, depois, armazene o pedaço em um saco plástico.

Em seguida, peça que ela lave as mãos e pegue outra fatia. Repita o procedimento com o plástico e aguarde entre 3 ou 4 semanas: a deterioração das duas fatias é diferente, já que o alimento tocado com as mãos sujas terá mais mofo e bolor, por exemplo.

Controle (não tocado, passado da embalagem diretamente para o saquinho) – Mãos limpas – Mãos sujas.

Adote a metodologia do carimbo

Uma professora norte-americana resolveu incentivar seus alunos a lavarem as mãos com frequência utilizando apenas um carimbo. A ideia era usá-lo no dorso das mãos dos pequenos, e quem chegasse ao fim do dia sem a marca ganhava um prêmio. Com certeza, seus filhos ficarão bastante engajados com a tarefa, assim como os estudantes!

Lavar as mãos - método do carimbo
Imagem reprodução – Twitter

Dê o exemplo lavando as mãos com frequência

Já foi comprovado que a imitação educa. E você já deve ter notado como as crianças adoram copiar os adultos. Portanto, se o propósito é fazer com que seus filhos aprendam a importância de lavar as mãos, comece dando o exemplo.

Afinal de contas, se os pais não têm esse hábito em casa, como é que os pequenos vão reconhecer a relevância da atitude e desenvolver essa habilidade sozinhos? Então, aproveite que está empenhando esforços no ensino correto da higiene pessoal e corrija suas próprias ações.

Qual é o jeito certo de lavar as mãos?

Com os meus filhos, já apliquei todas as dicas anteriores, principalmente a última. Assim, aproveito para fazer a minha parte e trazer ainda mais saúde ao meu lar. Dessa maneira, mostro a eles que é preciso ensaboar bastante as mãos, nunca apenas com água, mas com sabão neutro ou sabonete.

Que tal, então, finalizar nossa conversa com um passo a passo? Veja só:

  • primeiramente, molhe as mãos;
  • depois, pegue sabão ou sabonete suficiente para lavar toda a superfície das mãos;
  • esfregue as palmas uma na outra;
  • entrelace os dedos e esfregue também o dorso das mãos;
  • com movimentos circulares, limpe dedo por dedo (aproveite para ensinar o nome de cada um);
  • una todos os dedos e os esfregue na palma da outra mão, para limpar as unhas;
  • enxágue com água corrente;
  • seque as mãos com uma toalha limpa ou papel-toalha;
  • utilize outro papel para fechar a torneira, se julgar necessário.

Agora que você já entende a importância de crianças lavarem as mãos, como realizar a higiene corretamente e como incentivá-las de maneira lúdica e divertida, é só testar as dicas. Esse é um hábito extremamente simples, mas bastante nobre e que salva vidas. Então, não hesite em adicioná-lo na rotina de seus filhos — e da casa toda.

Gostou do post e quer ter mais informações assim com regularidade? Curta a minha página no Facebook e receba todas as notificações de conteúdos novos por lá!

Você também pode gostar

Deixe um comentário