Frozen 2 já conquistou o coração de várias pessoas, saiba o porquê!

frozen 2
7 minutos para ler

Sucesso de bilheteria, a animação Frozen emocionou adultos e crianças, mostrando uma história de amizade e amor entre duas irmãs, Anna e Elsa. O filme atraiu multidões ao cinema e gerou uma franquia de produtos, com brinquedos, peças de vestuário, tema de festa infantil, entre outros. Com a aprovação do público, a trama ganhou continuidade no longa-metragem Frozen 2.

O segundo filme tem algumas diferenças significativas em relação ao primeiro e também algumas curiosidades, como o fato de não existir um vilão, o amadurecimento dos personagens e a importância do papel da mãe das duas irmãs. Definitivamente, Frozen não é uma simples história de princesas.

Mesmo que você ainda não tenha visto Frozen 2, pode continuar a leitura sem medo, pois não trarei nenhum spoiler! Acompanhe!

Conheça melhor a história e as características de Frozen

Na trama original, a irmã Elsa tem poderes especiais, com os quais não consegue lidar muito bem. Seu grande medo é congelar o reino e as pessoas à sua volta. Por isso, ela vive isolada em seu quarto, desde a infância.

Anna, por sua vez, é mais extrovertida. Sempre buscando atenção da irmã mais velha, cresce sentindo falta de festas e reuniões em seu castelo. Os pais das garotas, o rei e a rainha do reino de Arendelle, sofrem um acidente trágico durante uma viagem, deixando as meninas órfãs.

Elsa, a mais velha, precisa então assumir o trono. Porém, ao perceber que seus poderes podem colocar o reino em risco, decide fugir. A intempestiva Anna, que namora Hans, parte em seu resgate e, durante a aventura, faz vários amigos.

Não vou contar mais sobre o desfecho do filme, para também não dar spoilers — vai que você também não assistiu ao primeiro, não é? Mas, vou falar um pouco mais sobre as características dos principais personagens, pois eles fogem do lugar-comum dos desenhos infantis e têm personalidades bem elaboradas. Confira!

Powered by Rock Convert

Anna

Alegre, engraçada e, muitas vezes, desajeitada, a caçula Anna conquista os corações das meninas, que se identificam com ela.

Elsa

Irmã mais velha, que precisa assumir o trono após a morte dos pais, Elsa tem medo de seus poderes e os esconde. Em função disso, escolhe se afastar. O sentimento de inadequação faz com que muitos adultos se identifiquem com a personagem.

Olaf

O boneco de neve foi construído quando as irmãs eram crianças e ganhou vida com os poderes mágicos de Elsa. Muito falante, seu sonho é viver em um lugar onde exista verão. Quem nunca viu a cena em que ele diz gostar de abraços quentinhos? Todas as crianças se apaixonam por sua inocência!

Hans

Namorado interesseiro de Anna, cujo desejo, na verdade, é o trono de Arendelle.

Kristoff

Ao contrário dos contos de fadas tradicionais, Frozen não tem um “príncipe” perfeito. Mas quem de certa forma assume esse papel é Kristoff, um homem simples criado por trolls nas montanhas, que vive acompanhado de sua rena, Sven, com quem conversa.

Entenda por que Frozen 2 é tão especial

Na sequência de Frozen, Elsa sente-se menos inadequada em relação aos seus poderes, mas tem a sensação de ouvir um chamado, para ir à floresta. Simbolicamente, esse chamado representa a necessidade de buscar autoconhecimento e encontrar sua identidade.

Como prometido, não contarei detalhes! Mas, claro, vou explicar para vocês por quê a continuação da história é tão especial e conquista o coração das pessoas. Confira!

Amadurecimento

Embora a temática do filme seja o relacionamento entre as duas irmãs e a busca de explicações sobre o passado e a origem dos poderes de Elsa, Frozen 2 também mostra o amadurecimento dos personagens e de suas relações.

Apesar de no primeiro filme Elsa ter se libertado (cena clássica com a música Let It Go, ou, na tradução para o português, “Livre Estou”), ela permanece no castelo, controlando os seus poderes.

Essa sensação de não seguir os desejos, em nome da felicidade de todos, é bastante comum no mundo real, o que faz com que o público se identifique com ela. Além de Elsa, todos os personagens, de alguma maneira, demonstram um amadurecimento emocional.

Não existe um vilão

No primeiro filme, Hans assumiu o papel de vilão, tentando enganar Anna, para conseguir o trono. Na nova versão, não há um personagem realmente mau, mas sim os desafios com os quais todos precisam lidar, como a descoberta das origens, as perdas e a aceitação do outro.

A proteção materna

Nessa nova trama, as irmãs descobrem a origem do poder de Elsa. Não vou detalhar esse aspecto, para manter sua curiosidade sobre o desfecho. Porém, sem a participação da mãe das princesas, a descoberta, a aceitação sobre as escolhas de cada uma e a maturidade das duas irmãs nunca aconteceria.

Olaf e seus questionamentos

Em Frozen 2, Olaf é mais velho e começa a questionar o significado de sua existência. A história mostra que ele está aceitando fato de que nada na vida é permanente. O boneco de neve compreende que o amor é a única coisa que não muda.

Medo do desconhecido

Na animação, surgem alguns espíritos, como o da água, o do fogo e o do vento. Uma das intenções do filme é mostrar que não é necessário ter medo deles, mas sim respeito pelas forças da natureza.

Inspiração

Os diretores e produtores do filme viajaram para a Noruega, Finlândia e Islândia, para obter inspiração para trama. Com um olhar mais atento, você pode identificar que a personagem Anna é influenciada pela cultura norueguesa, enquanto Elsa, pela islandesa.

Importante destacar que a codiretora da produção, Jeniffer Lee, é a primeira mulher a dirigir um filme da Disney e, agora, tornou-se diretora-chefe de criatividade da empresa.

Easter Eggs

Os famosos Easter Eggs, ou objetos escondidos, também estão presentes nesse filme, incluindo o aparecimento de alguns personagens da Disney. Baymax, de Big Hero 6, e Dumbo, por exemplo, aparecem nas cenas do filme. Até mesmo o Mickey surge de forma sutil, em uma das brincadeiras de Olaf.

Roupas

Nessa sequência, as irmãs usam calças compridas, o que é uma novidade em relação ao primeiro filme e também na comparação com a maior parte das tradicionais animações com princesas. Os pés de Elsa também aparecem, já que em boa parte do filme ela permanece descalça.

Saiba como trazer a magia de Frozen 2 para o universo infantil

Como você percebeu, esse não é um filme apenas para crianças, pois a profundidade e a complexidade da história nos levam a uma profunda reflexão sobre autoaceitação e superação de dificuldades.

Para as crianças, no entanto, a história pode ser cativante por outras razões, desde o amor entre as irmãs e a sua coragem, até a fofura do personagem Olaf. Para trazer a magia para sua casa, vale a pena investir em objetos, brinquedos ou moda infantil com inspiração na animação.

Com eles, a criança consegue representar as vivências do filme, assumindo o papel do personagem preferido. Aproveite o encanto de Frozen 2 para permitir que os pequenos vivam situações simbólicas e representativas enquanto se divertem!

Afinal, o imaginário infantil é uma forma incrível de aprendizado. Continue a visita em minha página e descubra como ajudar as crianças a viverem esse faz de conta!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Um comentário em “Frozen 2 já conquistou o coração de várias pessoas, saiba o porquê!

Deixe um comentário