Como fazer uma festa do pijama incrível para as crianças?

festa do pijama
6 minutos para ler

Uma festa do pijama é um evento que agrada bastante as crianças, já que elas poderão ter uma noite de brincadeiras e comidas gostosas. Entretanto, é preciso fazer todo o planejamento do evento para que esse momento seja inesquecível.

Neste texto, você conhecerá algumas dicas de como planejar a próxima festa do pijama, destacando itens como a data, alimentação, brincadeiras e outros elementos que não podem faltar para a turminha.

Escolha a melhor data

Uma das primeiras coisas que precisam ser decididas sobre a festa do pijama é a data em que ela acontecerá. É preferível que seja em um dia no qual as crianças não tenham aula na manhã ou tarde seguinte, para que consigam aproveitar melhor o evento e dormir bem após a farra.

Festas do pijama são ótimas escolhas para comemorar feriados e datas especiais, como o dia das crianças ou o aniversário. Os meus pequenos amam — e confesso que eu também. Ainda mais quando preparamos brincadeiras temáticas e atividades que remetam à comemoração.

Sabe o que é importante nessa hora? Certificar-se de que os coleguinhas dos seus filhos poderão participar na noite combinada. É uma grande tristeza quando um ou mais não podem! Para conferir, ligue para os pais com antecedência e confirme a disponibilidade no dia marcado ou se sugerem em um outro momento.

Vale lembrar que o planejamento precisa ser feito com antecedência — nada de deixar tudo para última hora! Senão, você corre o risco de não conseguir todos os enfeites, guloseimas e o que for necessário para a festa do pijama. Ah, e os convidados também precisam se preparar!

Durante a confirmação da data, também verifique quem serão as crianças que se comprometeram a aparecer no evento, para que você conseguia ter uma base de quantas caminhas e comida precisarão ser preparadas.

Defina e prepare o espaço para a festa do pijama

As crianças precisam ter um espaço para a diversão, comidinhas e o bom sono. É importante que seja amplo, bastante confortável e que não ofereça qualquer perigo para a molecada.

Sugiro que separe lugares diferentes dentro do mesmo cômodo (ou em cômodos separados) para a comida e brincadeiras e outro para dormir. Assim, consegue garantir que não ficarão migalhas ou qualquer sujeira nas caminhas.

Não é preciso gastar muito para fazer uma bela decoração para a festa do pijama: você poderá definir um tema e, então, utilizar materiais simples, como panos, almofadas ou papéis decorados.

Outro tipo de enfeite que combina muito bem com esse tipo de ocasião são os balões, que podem até mesmo virar tema de brincadeiras — por exemplo, esconder um vale-brinde em um deles para a criança que encontrá-lo. E que tal fazer um modelo personalizado para se tornar uma lembrancinha de agradecimento pela participação de todos?

Mantenha a segurança e a comunicação com os pais das crianças

Alguns pais podem ficar preocupados quando seus filhos vão a uma festa do pijama, principalmente se for a primeira vez na qual eles vão dormir fora de casa. Por isso, certifique-se de mandar notícias regularmente e sempre atender as ligações ou mensagens.

Faça um grupo em um aplicativo de mensagem com os pais das crianças que vão participar e envie fotos, vídeos e áudios de toda a bagunça. Aposto que eles vão amar! Além, é claro, de ser uma ótima recordação para a turminha guardar.

Decida o que servir para as crianças

A hora da comida é uma das favoritas dos pequenos durante uma festa do pijama. Por isso, é preciso pensar em cardápio gostoso, mas que não faça mal ao seu organismo. Por ser um evento que acontece durante a noite, não aconselho a oferecer alimentos pesados.

Algumas boas escolhas para serem servidas em uma festa do pijama são:

  • sanduíches naturais de frango ou atum, com cenoura e um molho leve;
  • salgados assados;
  • pipoca;
  • mini-tortas de frango com requeijão ou de queijo;
  • sucos naturais a gosto da turminha;
  • docinhos tradicionais como brigadeiro e beijinho.

Antes de começar os preparativos, procure saber se alguma das crianças convidadas tem algum tipo de alergia ou restrição alimentar. Com isso, evitará que alguma delas passe mal ou fique acanhada, sem ter o que comer — o que pode estragar a festa.

Pense nas melhores atividades para passar o tempo

Além da comida, a hora das brincadeiras também é bastante aguardada. Por isso, invista em um cronograma de atividades até a hora de dormir. Você pode colocar músicas animadas para que elas dancem (mas lembre-se de que o som não deve ser alto, para não infringir a Lei do Silêncio), brincar com slimes ou até mesmo aquelas opções mais agitadas, como pega-pega e esconde-esconde.

Também é possível investir em brincadeiras que estimulem o conhecimento e criatividade das crianças, como STOP e a realização de concursos de desenho, por exemplo.

E que tal ensinar às crianças uma nova habilidade? É possível levá-las para a cozinha para realizar receitas simples, como os sucos ou docinhos de leite ninho — opções que não vão ao fogo. É importante sempre garantir a segurança delas, evitando que elas usem utensílios afiados ou entrem em contato com panelas quentes.

Na hora da festa, você também poderá pedir a ajuda das próprias crianças para decidir quais brincadeiras eles querem fazer, tornando o momento mais dinâmico e a cara deles!

Pantufas à partir de R$ 79,99Powered by Rock Convert

Saiba como lidar com imprevistos

Apesar de realizar todos os preparativos, imprevistos podem surgir durante a festa — e você precisa de jogo de cintura para revertê-los! Tenha sempre em fácil acesso um kit de primeiro socorros, além do telefone de todos os pais e dos serviços de saúde e segurança.

Em casos de brigas ou desentendimentos entre as crianças, procure conversar com todas as envolvidas da melhor forma possível. Encontrem juntos uma forma de reverter a situação e continuar a festinha.

Crianças mais novas podem urinar no pijama ou se sujar com comida. Então, tenha algumas roupinhas extras para serem trocadas ou peça para que os próprios pais enviem-nas nas mochilas dos filhos.

Conhecendo todas essas dicas de como fazer uma festa do pijama inesquecível, você já pode começar os preparativos para o evento. Acredito que a empolgação já esteja nas alturas, acertei?

Se você gostou das sugestões, não deixe de compartilhá-las nas redes sociais. Outros pais podem amar a ideia e, assim, a agenda de seus filhos vai ficar cheia desses eventos divertidos!Pantufa Infantil

Você também pode gostar

Deixe um comentário