5 dicas para fazer decoração de quarto infantil

decoração de quarto infantil
5 minutos para ler

Criar um espaço aconchegante para as crianças, onde elas possam brincar, fazer as atividades escolares e desenvolver a autonomia e a organização é muito importante. Aqui em casa, fiz questão de cuidar pessoalmente desse local e meus filhos amaram!

Você está planejando a decoração de quarto infantil? Então, já começo este post com uma dica: use a criatividade para projetar um ambiente lúdico e único. 

Invista em cores que a criança goste, organize os brinquedos em locais de fácil acesso e não se esqueça de garantir um espaço, que pode ser uma mesinha ou escrivaninha, para atividades escolares, desenhos e jogos. Brincar é fundamental para o aprendizado.

Quer mais algumas dicas para planejar a decoração, deixando tudo organizado e de acordo com as preferências da criança? Então, venha comigo!

Quais os cuidados para a decoração de quarto infantil?

Quando você pensa em qualquer outro cômodo da casa, normalmente opta por peças funcionais, com design que agrade aos moradores, além de cores e texturas elegantes , não é? No caso da decoração de um quarto infantil, isso não é diferente! O que muda são as características de quem ocupará o espaço.

Ou seja, você precisa analisar as preferências e necessidades da criança. O quarto está sendo decorado para meninas ou meninos? Apenas um pequeno ocupará o espaço ou ele será dividido entre irmãos? Qual a idade de cada um deles? 

Essas perguntas ajudarão a definir a decoração ideal, deixando tudo em ordem, de forma aconchegante. Afinal, a criança passará muito tempo nesse ambiente, envolvida em suas atividades e brincadeiras.

Assim, procure instalar móveis funcionais, invista em papéis de parede ou pinturas divertidos e que estimulem a criatividade, aproveite os espaços livres e nunca se esqueça da segurança.

Como criar um espaço adequado?

Depois de analisar todos os detalhes, confira estas sugestões que separei para você criar um quarto incrível!

1. Pense os detalhes com sabedoria

Escolha móveis funcionais, que acompanharão a criança por muito tempo. Se for um bebê, por exemplo, uma sugestão é optar por um berço que possa se transformar em uma cama, com a retirada das grades. Da mesma forma, uma prateleira para armazenar brinquedos pode, no futuro, ser o local ideal para guardar os materiais escolares.

Uma dica importante é investir em armários espaçosos. Acredite, a criança terá muitos brinquedos para armazenar! E, quando for maior, esse local será ocupado por roupas, calçados e materiais escolares. 

2. Escolha as cores

Você sabia que a psicologia indica que a dispersão e a agitação podem ser melhor controladas com ambientes mais neutros? Enquanto isso, tonalidades vibrantes estimulam a criatividade.

Que tal usar uma tinta de lousa em uma das paredes, permitindo que os pequenos soltem a imaginação? Você conhece seu filho como ninguém e tenho certeza que vai acertar nas escolhas!

3. Otimize os espaços

Quando você seleciona móveis na altura das crianças, proporciona autonomia e estimula o desenvolvimento da organização, sabia? Por isso, instale organizadores para brinquedos, papéis, canetinhas e outros itens menores. 

Invista em móveis versáteis, como puffs em forma de baús, que servem para armazenar brinquedos e também para dar um toque de originalidade à decoração. 

4. Priorize a segurança

Prefira móveis de qualidade, adote grades na cama e escolha materiais decorativos fáceis de limpar, evitando o acúmulo de poeira. Isso inclui cortinas, tapetes, bichinhos de pelúcia, entre outros. Cuidado também com beliches, escadas, quinas e tomadas elétricas — eles podem ser perigosos para crianças menores.

5. Crie um espaço lúdico

Estimule a imaginação e a criatividade da criança com elementos decorativos. Você já ouviu falar em quartos montessorianos? O conceito, criado pela educadora Maria Montessori, prioriza o uso de elementos que eduquem a criança e promovam sua autonomia.

Assim, os brinquedos devem estar em locais de fácil acesso, tendo a cama em uma altura ideal para que a criança consiga deitar-se e levantar-se sem ajuda. O ideal é que os demais elementos da decoração estimulem o desenvolvimento sensorial dela

Espelhos, livros e pinturas lúdicas contribuem para o desenvolvimento e a criatividade. Aposte também em fantasias e peças de vestuário com as quais os pequenos se identifiquem.

A decoração de quarto infantil envolve vários cuidados. Porém, o mais importante é criar um ambiente seguro e lúdico. Afinal, é nesse espaço que a criança vai passar boa parte do seu tempo!

Gostou das dicas? Então, siga redes sociais da Ludique et Badin e fique por dentro de outros conteúdos sobre o universo infantil! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.

Você também pode gostar

Deixe um comentário