Como comprar sapatos pela internet de forma eficaz

comprar sapatos pela internet
10 minutos para ler

Conciliar casa, família, filhos e trabalho é algo desafiador. O tempo que sobra é curto, eu sei — afinal, convivo com essa realidade por aqui também. Sabe qual alternativa me ajudou bastante? Compras pela internet! Quando precisava repor o guarda-roupa dos meus pequenos, eu passei a comprar calçado pela internet.

Você já fez alguma compra nesse formato? Se ainda não realizou, não sabe o que está perdendo! Graças a essa facilidade, nós, mães, podemos otimizar a rotina e continuar entregando o conforto que nossos filhos merecem.

Como as crianças crescem rápido, estou sempre comprando sapatos infantis sem sair de casa. Nesse sentido, fique tranquila! É preciso apenas saber corretamente as medidas dos pés dos seus filhos — você verá adiante que isso vai além da simples numeração — e adotar as dicas que vou passar neste post. Venha comigo e tome nota de todos os detalhes!

Considere o tamanho dos pés da criança

Algumas pessoas ainda alimentam o mito de que é impossível comprar calçado pela internet. Eu acredito que seja, principalmente, pelo fato de não ser possível experimentar o sapato antes de fechar a compra.

Realmente, não dá para testar o produto quando o meio é online. Porém, por mais que às vezes cada marca adote um formato específico, os melhores sites fornecem tabelas de medidas. Tudo o que você precisa fazer é medir os pés dos seus filhos e comparar os centímetros com os dados presentes na descrição do produto. Simples assim!

Contudo, lembre-se de tirar a medida dos pés ao final do dia, quando eles estão mais “inchados”. Sabe por quê? Para não correr o risco de errar na numeração e prejudicar de alguma forma o conforto da criança.

Tenho outra dica infalível para esses momentos, que tem dado muito certo aqui em casa. Pegue uma folha de papel e contorne os pezinhos dos seus filhos com um lápis — faça isso com os dois pés, pois pode haver uma pequena diferença entre o direito e o esquerdo. Assim, fica bem mais fácil de medir, e as crianças ainda se divertem com a atividade.

Analise todas as informações do calçado

Além da tabela de medidas, existem várias outras informações que devem estar na página do produto — principalmente quando estamos lidando com sapatos infantis. Por lá você vai conseguir tirar todas as principais dúvidas que surgem em relação ao material, por exemplo. Para isso, eu indico que você observe se a descrição está bem detalhada!

Para saber se o sapato infantil é o mais indicado ou não para a sua necessidade, prefira também os modelos que apresentam as imagens mais fiéis possíveis ao produto real. É claro que pode haver uma variação de tonalidade, devido à configuração ou à iluminação da tela do seu computador, smartphone ou tablet. Entretanto, a resolução e a riqueza de detalhes da foto são fundamentais na hora das compras pela internet. Isso evita trocas e arrependimentos posteriores.

Confira os prazos de entrega das compras pela internet

Quando eu estou precisando de algum produto com urgência e utilizo um e-commerce, o que mais prezo é pela entrega rápida. No entanto, nem sempre é possível encontrar sites que oferecem um serviço eficiente somado à qualidade do produto.

A dica que posso dar é colocar tudo na balança: se você já analisou todas as informações dos sapatos infantis e acha que é uma compra vantajosa, observe quais são as condições de entrega — o tempo, a transportadora responsável, entre outros fatores.

Se você precisa do produto o quanto antes, lojas como a Ludique et Badin permitem a retirada no seu ponto de vendas mais próximo. Assim, você tem a chance de experimentar o calçado na hora e já realizar a troca, se necessário. Lembre-se apenas de que a liberação para retirada também requer um prazo, que varia de um a quatro dias úteis.

Estude a política de trocas e devoluções da loja

Também é uma atitude segura procurar saber sobre a política de trocas e de devoluções do site ao comprar calçado pela internet. Desse modo, caso o sapato não sirva ou se você não ficou satisfeita com o produto, pode trocar ou devolver a compra, tendo seu dinheiro reembolsado.

Vale ressaltar que esse não é um diferencial, mas uma obrigação de qualquer loja online. O direito é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, desde que respeitados os prazos estipulados. Para solicitar uma devolução, por exemplo, você deve contatar o e-commerce em até sete dias úteis após o recebimento.

Compre apenas em lojas certificadas

Quando o assunto é segurança, também é importante selecionar bem as lojas virtuais antes de realizar suas compras pela internet. Afinal, nem todo site é realmente confiável e, apesar de conter produtos e preços atraentes, pode ser uma armadilha para roubar seus dados ou até mesmo seu dinheiro.

Para que você não caia em nenhum golpe e tenha a melhor experiência possível ao comprar calçado pela internet, confira se a loja apresenta certificados e selos de segurança sérios — como os certificados SSL, sigla para Secure Socket Layer, que dão uma conexão segura para o usuário.

O mercado hoje trabalha com soluções ainda mais avançadas, como é o caso do certificado SSL EV, ou seja, com extended validation, uma validação estendida. Essa segurança é mais profunda e, com ela, há uma verificação até mesmo da autenticidade do CNPJ da loja junto à Receita Federal. Muito interessante, não?

Verifique se a loja tem endereço físico e CNPJ

Já que citei o CNPJ, é válido pontuar que toda empresa virtual também deve cumprir os mesmos requisitos de uma loja física: o site deve fornecer endereço, telefone, razão social e o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica ao cliente.

Assim, você tem a certeza de que está lidando com um negócio sério e a compra pela internet vai ser, de fato, realizada com segurança e sucesso. Aliás, o próprio consumidor pode consultar a existência da empresa pelo site da Receita Federal.

Faça análises de reputação e do nível de satisfação de clientes

Outra atitude simples que ajuda na hora de realizar compras pela internet é fazer aquela pesquisa estratégica sobre a loja antes de finalizar o pagamento. Isso envolve uma rápida análise na própria web, em comentários deixados por outros clientes nas redes sociais da marca, por exemplo.

Outros canais valiosos para verificar a reputação da empresa são os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. Também é possível contar com sites de avaliação de compra e de relacionamento com o cliente, sendo o Reclame Aqui o principal deles.

Ao ler os casos registrados nesses lugares e ao observar o nível de satisfação das pessoas em relação à determinada loja, você adquire conhecimento e mais segurança para avançar com a compra ou abandonar o carrinho e partir para outro site mais confiável.

Compre pela internet utilizando equipamentos de confiança

A responsabilidade total da segurança da compra não está apenas nas mãos do e-commerce. Você sabia que até o equipamento utilizado para o processo pode arruinar sua experiência online? Isso acontece quando as pessoas optam por comprar em computadores públicos ou de terceiros, por exemplo.

Nesses equipamentos, nem sempre há a segurança necessária para fornecer seus dados pessoais e financeiros. Por isso, preste mais atenção em relação ao armazenamento de tais informações em aparelhos que não sejam de uso exclusivo seu ou da sua família. E o mesmo cuidado vale para conexões de rede sem fio! Prefira fazer suas compras apenas utilizando redes protegidas por senha.

Dê preferência a marcas que você já conhece

Essa dica é uma das minhas preferidas, pois une a preocupação com a segurança dos seus dados e também a qualidade do produto adquirido. Se você já comprou uma vez em determinado site e a experiência foi um sucesso, por que não continuar comprando nele?

Além de já conhecer todo o procedimento e de saber que o produto chega direitinho, você não precisa se preocupar com numerações e outros detalhes — aquelas dicas que mencionei no início deste artigo. Você só vai ter que atentar para o crescimento dos pés dos seus filhos, mas, mesmo assim, as chances de errar diminuem consideravelmente.

Somado a isso, também posso citar a fidelização do cliente, que é hoje um ponto positivo para todos os envolvidos no processo de compra e venda. A loja virtual garante que o consumidor continue adquirindo seus produtos e, em contrapartida, oferece várias vantagens, como descontos, promoções exclusivas, brindes e outros aspectos voltados para clubes de benefícios.

Registre todos os passos das suas compras pela internet

Por mais que você já tenha tido sorte com uma loja, nunca deixe de documentar todas as etapas da compra! O pedido costuma ficar registrado no site, mas é fundamental ter as informações guardadas, como e-mails de confirmação de compra e de pagamento, de envio de produto, a nota fiscal, números de protocolos de atendimento etc.

Assim, você pode comprovar que realizou o pedido ou que já pagou pelo calçado, por exemplo, caso algo dê errado. Existem pessoas que até imprimem esses dados, mas se você tiver os arquivos salvos em seu computador, de modo organizado e de fácil identificação, já é muito válido — e mais sustentável.

Não revele ou exponha suas senhas

Todas as dicas que compartilhei com você até aqui são preciosas para comprar calçado pela internet. Porém, não posso deixar de alertar para a seguinte atitude: nunca revele suas senhas de acesso ou do seu cartão de crédito a ninguém! Nenhuma loja virtual confiável pede essa informação para finalizar um pagamento, sabia? Se a senha for solicitada por e-mail, duvide mais ainda.

Sobre as suas senhas, aliás, os números, letras e caracteres utilizados para acesso a contas de clientes em sites devem ser seguros e diferentes dos que você usa para outros serviços — a senha do seu próprio cartão de crédito, por exemplo. Diversifique sempre suas informações de login e não as deixe anotadas em qualquer lugar, como dentro da sua carteira.

Felizmente, na Ludique et Badin você conta com todas essas boas práticas em relação à segurança, a entregas, prazos, trocas e devoluções que ensinei durante a sua leitura. Comprar calçado pela internet é muito mais fácil do que você pode imaginar quando se escolhe o melhor e-commerce, viu só? A partir de agora, as suas compras pela internet vão ser ainda mais seguras e proveitosas.

Quer ver como é simples colocar tudo o que aprendeu em prática? Visite a Ludique et Badin e realize sua primeira compra!

Você também pode gostar

Deixe um comentário