Quais são as diferenças e os tipos de chuteira infantil

chuteira infantil
4 minutos para ler

Se você pensa que chuteira infantil é tudo a mesma coisa e só muda cor e tamanho, preciso avisar: essa ideia é equivocada.

Eu também já pensei assim uma vez, mas depois de alguns testes e comparações, descobri que o estilo da chuteira faz toda a diferença na hora do jogo. Se inadequada, pode fazer a criança escorregar, perder aquele gol bonito e ainda se machucar, sabia?

É importante entender um pouco melhor sobre o assunto antes de fazer o investimento. Para facilitar o seu caminho, resolvi ajudar. Reuni aqui tudo o que levei de experiência ao comprar a chuteira infantil do meu filho e acompanhá-lo nos jogos. É só seguir na leitura!

Powered by Rock Convert

O que é preciso considerar ao comprar uma chuteira?

Antes de tudo, é primordial que a chuteira seja confortável e que fique bem ajustada no pé, independentemente do modelo. Ou seja, com cadarço ou sem, de botinha ou tradicional, ela deve ficar bem certinha. Isso porque se ela apresenta folgas, pode sair do pé. Mas se fica apertada, temos o risco de criar bolhas.

Qualidade é outro ponto a ser levado em conta, pois influencia na durabilidade. Pode apostar: chuteiras que só duram 3 partidas são a maior dor de cabeça! A tração também deve ser boa, para permitir o deslocamento, sem provocar lesões. Ela é influenciada pela superfície do campo, que detalharei a seguir.

Quais são os modelos de chuteira que existem?

Se você tem curiosidade em saber qual é a chuteira ideal para o esporte que seus filhos praticam, prepare o papel e a caneta, pois vou explicar as diferenças entre os modelos existentes.

Chuteira de Futsal

No futebol de salão, os modelos indicados são aqueles de solado liso, sem travas. Nos modelos da Nike, a nomenclatura é: IC, que significa “indoor/court” — ou “interno/ quadra”, em português.

Como o solo é diferente, a criança precisa de um calçado que proporcione leveza, aderência, conforto e facilidade para movimentos rápidos. Se o piso for de madeira, fique com uma chuteira infantil de solado emborrachado. Ela dá mais impulso para corridas.

Mais uma dica superimportante: se seu filho for iniciante no esporte, também aconselho uma que possibilite bastante aderência. Isso fará com que ele se sinta mais seguro.

Chuteira Infantil para Futebol de Salão

Chuteira de Campo

A nomenclatura para ela é: FG. Significa “firm ground” ou, na tradução, “solo firme”. As que eu indico são as com travas maiores, pois permitem mais estabilidade para as crianças correrem bastante — coisa que elas amam!

Você poderá encontrar vários modelos, contendo travas de 6 a 10 pinos. Quanto maior a quantidade, mais mobilidade. Ou seja, se seu filho joga em posições de ataque e meio-campo, prefira as com maior número. Já se for goleiro ou zagueiro, pode pegar a com menos travas.

Para dias de chuva ou para jogos em gramado molhado e com lama, as melhores são as chuteiras com travas de metal ajustáveis. Elas evitam o deslizamento e dão mais amortecimento, evitando aqueles escorregões, sabe?

Chuteira Infantil Campo

Chuteira Society

Esse é o modelo para gramado sintético. Guarde essa nomenclatura: TF. Ela vem em todas as chuteiras para essa finalidade e significa “turf”, ou “grama sintética”. As indicadas aqui são aquelas com travas pequenas, feitas do mesmo material do solado. Elas têm o objetivo de gerar aderência e proteger ligamentos e articulações, evitando dores e lesões mais sérias, com o passar dos anos.

Chuteira Infantil Nike Society

Tendo tudo isso em mente, não se esqueça: se você for comprar a chuteira infantil pela internet, não deixe de conferir a tabela de medidas, disponibilizada no site. Assim, a possibilidade de acertar no tamanho é alta.

Que tal, agora, dar uma olhada nesta sessão incrível de lindas chuteiras? Aproveite e conheça mais sobre a Ludique et Badin, loja especializada nos melhores calçados infantis.

Você também pode gostar

Deixe um comentário