Hora da folia! Veja como curtir o carnaval com as crianças

carnaval com as crianças
7 minutos para ler

Você está pensando em planejar atividades e passeios diferentes, para curtir o carnaval com as crianças? Então, é importante ter atenção a alguns detalhes, para garantir a segurança dos pequenos e permitir que aproveitem a diversão.

Assim, escolha passeios e atividades adequadas à faixa etária das crianças, lembre-se de garantir a hidratação, especialmente em dias de calor intenso, e adote alguns cuidados para evitar que se percam no meio da folia. Com as precauções corretas, todos conseguem aproveitar melhor esse momento de alegria em família.

Continue a leitura para conferir todas as dicas que eu separei para aproveitar o carnaval com mais segurança, tranquilidade e conforto!

Saiba como aproveitar melhor o carnaval com as crianças

Música, fantasias, confete, serpentina e muita diversão: qual criança não gosta? A data é comemorada de forma lúdica até mesmo nas escolas de educação infantil, que promovem bailinhos e várias atividades, como oficinas de fantasia com materiais recicláveis, pintura facial, decoração temática, entre outras.

O carnaval, aliás, é uma oportunidade de mostrar às crianças diferentes manifestações culturais que acontecem pelo Brasil. Afinal, os desfiles das escolas de samba são apenas uma das atividades que acontecem no período. Na maioria das cidades, são realizados desfiles de blocos e bailes, tanto para o público adulto quanto infantil.

Canções populares, marchinhas e fantasias garantem a diversão de todos, independentemente da faixa etária. No entanto, para que as crianças aproveitem melhor a data, alguns cuidados são necessários, confira a seguir!

Escolha um evento adequado à idade

Procure um lugar com programação infantil, seja um baile em um clube, seja um bloquinho de rua. Nos clubes, a vantagem é poder contar com sanitário e trocador, além de algumas opções de alimentação. Na rua, confira o percurso e a localização, para evitar imprevistos, como uma necessidade de troca de roupa ou de fraldas.

Além disso, respeite os horários da criança ao escolher a programação, evitando levá-la na hora da soneca, por exemplo.

Cuide da segurança

Além de selecionar o local adequado para a diversão, adote alguns cuidados para garantir que a criança não se perca durante a festa. Aqui em casa, eu sempre faço pulseirinhas de identificação com nome, endereço e telefone para os meus filhos. No caso de crianças maiores, você pode combinar um ponto de encontro caso se afastem. A prevenção sempre é fundamental!

Na rua, mesmo em bloquinhos infantis, nunca se afaste da criança. Além disso, oriente-a a não conversar com estranhos e saber identificar policiais, salva-vidas (se estiver na praia) ou seguranças, no caso dos clubes.

Caso perceba algum comportamento inadequado, seja com seus filhos ou com outras crianças, denuncie. Um canal para isso é o Disque 100.

Garanta a hidratação e alimentação

Qualquer que seja o programa escolhido, lembre-se de levar água e algum alimento que a criança esteja acostumada a consumir. Prefira comidas leves e saudáveis, como frutas, que podem ser levadas em uma bolsa térmica, por exemplo.

Use protetor solar

O carnaval, normalmente, é uma época de muito sol e calor. Na rua, em parques ou praias, além de levar a garrafinha de água, não se esqueça da proteção solar. Além disso, bonés e chapéus ajudam a proteger a pele do sol, garantindo um charme extra à fantasia.

Evite acidentes

É importante ter atenção a quedas ou outros acidentes, que podem acontecer no meio da multidão. Sempre que possível, quando houver aglomeração, permaneça de mãos dadas com a criança. Em praias ou piscinas, o uso de boia é sempre recomendado.

Nos clubes, fique de olho no ambiente, pois esses locais precisam ter alvará do Corpo de Bombeiros e permissão da Defesa Civil para receberem os eventos. Em muitos lugares, inclusive, existem brinquedos infláveis ou mecânicos. Antes de deixar a criança aproveitar, certifique-se da segurança.

Tenha cuidado com sprays e objetos pequenos

Nessa época, muitas crianças se divertem com sprays de espuma ou de tinta colorida. No entanto, é preciso ter cuidado ao comprar esses produtos. Verifique se eles têm o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atestando que não têm substâncias tóxicas na composição, e também a partir de que idade o uso é recomendado.

Dependendo da idade da criança, é necessário também ter cuidado com objetos menores, como confetes, que podem ser levados à boca ou aspirados.

Escolha uma fantasia confortável

Muitas fantasias, apesar de lindas, são confeccionadas em tecidos que incomodam as crianças, causando coceira e irritação na pele. Assim, prefira modelos confortáveis, que tenham forro ou que sejam fabricados em tecidos como o algodão. Pingentes, botões, pompons e detalhes da roupa devem estar bem fixos, para evitar que sejam levados à boca.

Nos dias de festa, aproveite para abusar das peças coloridas e com brilho, como calçados e acessórios com glitter e paetês. Maquiagem, com produtos adequados para uso infantil, e bijuterias também ajudam a compor o visual.

Fique por dentro das regras de segurança e evite sustos

Apesar de toda a diversão, os blocos ou bailes de carnaval nem sempre têm policiamento suficiente, o que, aliado à aglomeração de pessoas, pode comprometer a segurança dos foliões. Assim, além de todos os cuidados para garantir a diversão das crianças, adote algumas precauções extras para evitar problemas:

  • evite levar grande quantidade de dinheiro. Melhor optar por cartão, pois, caso seja roubado ou perdido, estará protegido por senha;
  • mesmo em blocos infantis, verifique a facilidade de entrar e sair dele;
  • evite deixar o celular ou outros bens à mostra;
  • use bolsas pequenas ou roupas com zíper, para guardar dinheiro e documentos;
  • cuidado ao retornar para o carro ou local do transporte público. Se possível, combine a diversão com um grupo de amigos e retornem todos juntos;
  • você tem mais de uma criança, de idades diferentes, e vai levá-las ao bloquinho ou clube? Peça ajuda aos amigos ou avós, para garantir que não fiquem sozinhos, caso seja preciso acompanhar um deles ao banheiro, por exemplo.

Agora que você já sabe como aproveitar melhor o carnaval com as crianças, separe a fantasia e confira a programação de sua cidade. Além de clubes e blocos de rua, muitos locais organizam atividades interessantes para os pequenos. Shoppings, bibliotecas públicas, parques e museus costumam organizar atrações diversas, desde bloquinhos e desfiles até oficinas alusivas à data. Curta ao máximo esse momento com a criança, pois a experiência fica para sempre na memória.

Gostou das minhas dicas? Posso garantir que o seu carnaval vai ser um sucesso! Então, compartilhe este post agora mesmo em suas redes sociais e aproveite para convidar os amigos para curtir a data com você e as crianças!

Você também pode gostar

Deixe um comentário