10 ideias de brincadeiras para fazer em casa

brincadeiras para fazer em casa
7 minutos para ler

Ter as crianças em casa é um momento para criar lembranças especiais e ficar mais próxima dos pequenos. Mas entreter os filhos em dias chuvosos ou nas férias é um desafio, não é mesmo? Nessas horas, as brincadeiras para fazer em casa podem impactar positivamente o desenvolvimento e trazem qualidade para as atividades.

Esse tempo de recreação também é ótimo para receber os coleguinhas ou brincar em família e deixam o tédio bem longe. Existem diversas opções criativas que garantem horas de diversão, sem precisar apelar para os eletrônicos.

A seguir, vou mostrar 10 brincadeiras para fazer no conforto do lar com a criançada e curtir junto — aqui em casa elas fazem muito sucesso! Tudo pronto para a hora do recreio?

1. Carimbos com batatas

Sabe aquela história de “comida não é para brincadeira”? A verdade é que dá para se esquecer um pouco disso ao transformar batatas em carimbos. O processo é bem simples e pode ser muito divertido.

Pegue uma batata média ou grande e corte-a ao meio. Na face de dentro, é hora de criar o formato do carimbo. Você pode fazer isso com a ajuda de uma faca (muito cuidado nessa hora!) ou com cortadores de biscoito. Com esse objeto, o processo é especialmente simples: basta pressioná-lo na batata e cortar em volta.

O importante é que o desenho fique em “relevo”, mais alto que a área ao redor. É possível criar coroas, corações, estrelas e o que vier à cabeça. Meus filhos já testaram o carimbo com guache e até com tinta de tecido e deu muito certo. Vale a pena testar!

Imagem: Pinterest

2. Slime

O slime virou uma verdadeira febre entre os pequenos, não é mesmo? É por isso que eu indico usá-lo nas brincadeiras para fazer em casa. Se quiser colocar a mão na massa, é possível usar várias receitas. As mais simples incluem espuma de barbear, cola, amido de milho, guache e outras coisas que temos em casa.

Também dá para misturar glitter, purpurina, bolinhas de isopor e outros complementos. Na hora de brincar, é só separar um espaço para brincar livremente com a meleca colorida! Só tome cuidado para evitar a ingestão ou o contato com os olhos, combinado?

3. Brinquedos com materiais recicláveis

Nem tudo o que achamos que é lixo precisa ser descartado. Para criar mais consciência nos meus filhos e garantir a diversão, costumo estimular a elaboração de brinquedos feitos com materiais recicláveis. Que tal testar em sua casa?

É possível criar um trenzinho com caixas de sapato, um foguete feito com aquele EVA que sobrou do trabalho da escolha ou um jogo de palitinhos com garrafa plástica. Com tesoura sem ponta, guache e criatividade, há como transformar esses objetos em algo muito divertido!

Imagem: Pinteret

4. Caça ao tesouro

Para manter as crianças distraídas e animadas, você também pode apostar em uma caça ao tesouro. A ideia é simples: esconder um tesouro em um lugar da casa e incluir pistas em locais estratégicos. As pistas podem trazer o número de passos ou uma charada para chegar ao próximo rastro.

Só tenha atenção a uma dica que considero importante: evite esconderijos perigosos. É possível criar algo difícil de ser encontrado sem incluir a cozinha, o banheiro ou mesmo o quarto. Fique de olho!

5. Sombras com as mãos na parede

Sabia que uma das melhores brincadeiras para fazer em casa está em nossas mãos? Basta ter uma lanterna e fazer com que os dedos formem imagens divertidas na parede. Com o jogo de sombras, a diversão é garantida e a imaginação voa longe.

É possível fazer alguns bichinhos com a ajuda das mãos, bem como letras e outros objetos. Com meus filhos, costumo criar um jogo de adivinhação e cada um precisa descobrir o que o outro representa com as mãos. Bem fácil, não é?

É uma brincadeira que funciona também quando está chovendo bastante à noite e os pequenos ficam entediados. Além de tirar a atenção deles de possíveis trovões (muitos têm medo, não é?), ainda consegue mantê-los ocupados sem qualquer esforço!

6. Telefone sem fio

Quando os primos ou coleguinhas estão em casa, temos a chance de multiplicar a diversão! Para isso, uma brincadeira antiga e que ainda faz sucesso é o telefone sem fio. A proposta é simples: passar um recado, de uma criança para outra, até o fim da fila. Quando for a vez do último participante, vemos no que a mensagem se transformou.

Para deixar tudo mais engraçado, o truque é falar o recado rápido, sem repetir. Assim, cada criança tem que passar para frente aquilo que tiver entendido. No final, a mensagem fica muito diferente e as risadas são garantidas.

Telefone sem fio
Imagem: Pinterest

7. Bolha de sabão

Outra brincadeira que veio da minha infância, mas que funciona com meus filhos, inclui fazer bolhas de sabão. É uma ótima aposta para brincar em um espaço ao ar livre, principalmente se tiver um acessório que faça bolhas maiores.

Também há canudos especiais que fazem dezenas de bolhas de uma só vez, mas que são indicadas para crianças um pouquinho mais velhas. Se preferir, você pode fazer as bolhas e cabe aos pequenos correr atrás delas para estourar. Não faltam alternativas para distrair!

bolinha de sabão
Imagem: Pinterest

8. Circuito de obstáculos

Ideal para ser executada dentro ou fora do lar, o circuito de obstáculos é outra entre as brincadeiras para fazer em casa. Posso dizer que ela ajuda a liberar muita energia e a cansar os pequenos — de um jeito positivo e que gera noites de sono tranquilas.

É possível fazer um circuito com placas de EVA, cones pequenos, elásticos, bambolês e assim por diante. Você também pode adicionar uma corrida com ovo na colher ou até uma corrida de saco.

O objetivo é medir quem consegue terminar em primeiro ou no menor tempo, o que cria uma competição saudável. O importante é fazer com que os pequenos se mexam rapidamente, mas com segurança.

Circuito de obstáculos
Imagem: Pinterest

9. Cabana

Imagine que incrível é poder acampar sem nem ter que sair de casa. Isso é possível com a famosa brincadeira da cabana — e o melhor é que ela é bem simples de executar. Recomendo utilizar uma cabaninha já pronta, com toda a estrutura para o conforto dos pequenos ou mesmo os sofás.

Ao juntar os sofás ou usar almofadas, há a chance de fazer uma verdadeira fortaleza acolchoada e divertida. Por cima de tudo, um lençol dá aquela sensação de cabaninha coberta e isolada.

Para tornar a atividade mais divertida, costumo incluir lanternas, histórias e brincadeiras com palavras. Assim, os pequenos se sentem em um lugar totalmente diferente!

cabaninha
Imagem: Pinterest

10. Morto-vivo

Quando estou com muitas crianças em casa, também utilizo uma brincadeira famosa e que dá certo: morto-vivo. Normalmente, afasto os móveis e junto todo mundo na sala. Quando grito “morto!”, todos têm que se abaixar. Ao gritar “vivo!”, é hora de se levantar e dar um pulinho.

Conforme a brincadeira começa, acelero os comandos e faço pequenas pegadinhas, como ao gritar “vivo!” duas vezes. Quem erra, é eliminado e quem sobra por último é o vencedor. Simples, não é?

O melhor é que, após a primeira rodada, os vencedores se tornam os líderes e quem dão as “ordens”. Assim, a diversão é garantida por um longo período.

As brincadeiras para fazer em casa são ótimas alternativas para distrair e divertir. Elas geram estímulos e ressignificam objetos que, muitas vezes, não teriam outros usos em casa. Com isso, as atividades ainda ensinam lições importantes!

Aproveite para me contar nos comentários e diga o que você faz com os pequenos quando estão em casa. Vamos trocar experiências!

Você também pode gostar

Um comentário em “10 ideias de brincadeiras para fazer em casa

Deixe um comentário