7 brincadeiras para a Páscoa que vão divertir seus filhos

brincadeiras para a páscoa
7 minutos para ler

Um dos feriados mais gostosos para as crianças — e para os adultos — tem data marcada! Apesar de ser um pouco diferente neste ano de 2020, pelas recomendações da Organização Mundial de Saúde, a Páscoa não precisa deixar de fazer parte da comemoração!

Afinal, dá para fazer muitas brincadeiras para a Páscoa dentro de casa mesmo! Elas são uma ótima opção para investir em atividades de qualidade com os filhos e despertar o nosso lado de criança. É hora de encantar os pequenos com uma experiência lúdica para que eles possam curtir a comemoração e recordar com muito carinho.

Nada melhor do que transformar essa data em uma lembrança especial, não é mesmo? A seguir, separei 7 brincadeiras para esse feriado que meus pequenos adoram. Descubra quais são!

1. Confeitaria do coelho

Uma forma de começar a preparar o clima do feriado é convidar os pequenos para a preparação de sobremesas. Aqui em casa, meus dois coelhinhos amam esse momento e tiramos várias fotos para guardar de recordação e ver no próximo ano.

As crianças maiores podem dar uma mãozinha durante a receita, como ao ajudar a medir a quantidade de cada ingrediente, já que ainda é uma maneira de ensinar matemática. As menores podem auxiliar na hora de misturar ou pegar os ingredientes.

Dá para preparar um bolo e, com confeitos e coberturas coloridas, enfeitá-lo na temática da Páscoa. Outra forma de aproveitar a confeitaria do coelho é fazer cookies e deixar que os pequenos decorem com muita criatividade.

2. Dança das cadeiras da Páscoa

A dança das cadeiras é uma brincadeira clássica de festas infantis e diverte todas as idades. Para fazer, basta separar um número de cadeiras de acordo com os participantes, com uma a menos.

Coloque uma música divertida e diga para todos começarem a andar em volta das cadeiras — sem empurrar ou correr. Assim que a música parar, os participantes devem se sentar nas cadeiras. Como há uma em falta, alguém sempre sobra. Ao final de cada rodada, uma cadeira é retirada, até que reste o ganhador. O prêmio pode ser um saco com ovinhos de chocolate ou uma caixa de bombons.

Quando faço essa brincadeira para a Páscoa, costumo enfeitar as cadeiras com orelhas e com o rabo do coelho — que pode ser feito de cartolina ou EVA. A minha turminha ama! É importante escolher um espaço que não ofereça riscos das crianças se machucarem, certo?

3. Caça aos ovos

Entre todas as brincadeiras para a Páscoa, a favorita da meninada é, sem dúvidas, a caça aos ovos. Meus pequenos esperam o ano inteiro por esse momento! A proposta aqui é esconder os ovos de Páscoa pela casa e deixar pistas para que eles encontrem.

Preparar as pistas é uma diversão à parte, já que vale fazer charadas, enigmas ou pedir para que a criança desempenhe alguma tarefa para chegar perto do tesouro.

Para a turminha mais nova, vale montar uma trilha até os locais de interesse. Não se esqueça de colocar tags nos ovos para que ninguém fique com mais prêmios do que as outras crianças.

4. Pintura de ovos

A pintura de ovos é uma tradição de muitas famílias e é um momento delicioso de compartilhar com os pequenos. Crianças adoram pintar, desenhar e soltar a imaginação, logo, essa brincadeira é um passatempo que pode entreter por horas.

Para começar, é necessário separar as cascas, combinado? Esse processo pode ser feito com antecedência, para que os ovos sejam usados em receitas e as cascas sejam guardadas para depois. Na hora de retirar a gema e a clara, faça um furinho na casca, assim ela não quebrará. Deixe que sequem por alguns dias antes da pintura.

Com as cascas prontas e secas, é o momento de começar a pintura. A atividade pode ser feita de diversas formas, como com canetinha, tinta guache, corante alimentício ou o material que você tiver em casa. Posicione as cascas na boca de copos mais finos e, com a ajuda de um pincel, diga para as crianças decorarem os ovos.

Os ovos pintados podem servir de decoração na mesa durante o almoço da Páscoa ou para presentear um ente querido. Também dá para fazer um furo maior nas cascas e colocar guloseimas dentro delas.

5. Corrida de ovos na colher

Meus filhos adoram brincadeiras para a Páscoa que envolvam competição, mas sempre com um clima amigável! A corrida de ovos na colher garante muita diversão para a família, afinal, mamães e papais também podem participar.

Aqui, cada participante tem uma colher em que deve equilibrar o ovo e não deixá-lo cair até o fim do percurso. Para evitar desperdício e sujeira, que tal aproveitar os ovos pintados nessa brincadeira?

Marque onde a corrida começa e onde termina, mas lembre-se de supervisionar a atividade para evitar acidentes. Aliás, essa brincadeira não é aconselhada para crianças mais novas, combinado? Quem chegar primeiro e com o ovo intacto, ganha um presente extra!

6. Pegadas de coelho

Lembra-se da caça aos ovos que falei ali em cima? Para entreter as crianças menores, uma superdica é, em vez de usar pistas escritas, fazer pegadas de coelho para que elas possam seguir e encontrar guloseimas.

Você pode fazer um molde e, com uma cartolina, desenhar e cortar diversas pegadas para distribuir pelo caminho. Dá para usar farinha e fazer as pegadas pelo chão com os dedos da mão.

Quando meus filhos eram mais novos, eu costumava fazer trilhas falsas para tornar a brincadeira interessante. Isso faz com que a criança imagine que o coelho da Páscoa passou por ali e deixou muitos chocolates.

7. Coelhinho, sai da toca

“Coelhinho, sai da toca” é outra entre as principais brincadeiras para a Páscoa e diverte crianças de todas as idades — os adultos também podem participar!

Primeiro, você precisa das tocas para os coelhinhos. Elas podem ser feitas com giz no chão, com bambolês ou com fitas amarradas em forma de círculo. Espalhe as tocas pelo ambiente e, assim como na dança das cadeiras, o número de tocas deve ser um a menos, de acordo com a quantidade de participantes.

Com tudo pronto, os participantes ocupam cada toca enquanto alguém ficará de fora. Esse participante deve falar: “coelhinho, sai da toca”. Com isso, todos devem sair de suas tocas e trocar de lugar enquanto o participante que falou tenta pegar os coelhinhos fujões. Se conseguir, o participante garante o seu lugar na toca e é a vez de quem perdeu falar: “coelhinho, sai da toca”.

As brincadeiras para a Páscoa são uma forma lúdica de entreter as crianças e ainda contribuem para o seu desenvolvimento. Ao conhecer diversas opções, fica fácil escolher quais atividades oferecer sem nem sair de casa e manter a animação nesse feriado delicioso.

Gostou do post? Então, que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais e marcar outras mães que vão curtir as ideias?

Você também pode gostar

Deixe um comentário